quarta-feira, 1 de julho de 2015

UFC 189 - O príncipe contra o bobo

Oficial: José Aldo está fora do UFC 189. Chad Mendes entra em seu lugar
Campeão queria lutar, mas médicos o recomendaram a não entrar em ação. Desafiante por duas vezes, americano enfrenta McGregor por título interino

Aos que estavam aguardando pelo UFC 189 e pela oportunidade de ver José Aldo atropelando Conor McGregor, esqueça ou deixe para outro dia. O campeão peso-pena da organização não vai lutar no dia 11 de julho, por conta de uma fratura na costela durante treinamentos para a luta contra o irlandês. O manauara insistiu que queria lutar, mas os médicos recomendaram repouso. Com a ausência do rei, o príncipe é quem vai entrar em ação e lutará contra o bobo da corte. Último desafiante ao cinturão e derrotado por Aldo nas duas vezes, o americano Chad Mendes vai disputar o título interino da divisão.

Logo depois que a notícia da lesão de Aldo foi divulgada, o atleta da Team Alpha Male ficou de sobreaviso e treinou para uma eventual substituição ao brasileiro, o que se concretizou. O duelo entre Mendes e McGregor continua como a luta principal do evento, que ainda contará com a disputa do cinturão meio-médio, entre o campeão Robbie Lawler e seu primeiro desafiante, o canadense Rory MacDonald.

É a quinta vez que José Aldo abandona uma luta onde defenderia seu cinturão. Relembre as vezes em que o brasileiro teve que deixar um evento do UFC por lesões.


  1. 2011: Seria a estreia dele no UFC. A organização havia encerrado as atividades do WEC, evento comprado pelo Ultimate há alguns anos antes e onde Aldo era campeão peso-pena. Já entrou como o primeiro campeão peso-pena da história da organização e enfrentaria Josh Grispi no UFC 125, mas sofreu uma lesão nas costas e ficou de fora.
  2. 2012: José Aldo enfrentaria Erik Koch no Canadá, pelo UFC 149. Mas uma nova lesão, agora na coxa. A luta principal do evento se tornou a disputa do cinturão interino dos galos, entre o brasileiro Renan Barão e o americano Urijah Faber, vencida pelo atleta da Nova União. O duelo de Aldo contra Koch foi remarcado para o Rio de Janeiro, mas dessa vez foi o americano quem se lesionou.
  3. Ainda em 2012: José Aldo foi mantido no card do UFC 153, mas Erik Koch foi substituído por Frankie Edgar, ex-campeão dos leves e que faria sua estreia na divisão até 66kg. Mas a luta foi adiada para o ano seguinte, após o amazonense machucar o pé ao sofrer um acidente de moto.
  4. 2013: Não foi o brasileiro que deixou um card por lesão naquela oportunidade. O americano Anthony Pettis, ex-campeão peso-leve, disputaria o título dos penas contra José Aldo, mas contundiu o joelho e ficou de fora do evento. O campeão foi mantido no card, mas Chan Sung Jung, o "Zumbi Coreano" foi chamado às pressas para lutar, mas acabou derrotado.
  5. 2014: A revanche contra Chad Mendes ia acontecer no dia 2 de agosto do ano passado, em Los Angeles, mas Aldo se machucou após lesões no ombro e nas costas após sofrer uma queda durante um treino.