domingo, 12 de agosto de 2012

Polêmica, redenção e nocautes marcam UFC 150 em Denver

O UFC voltou às origens. A edição de número 150 do maior evento de MMA do mundo aconteceu em Denver, no Colorado. No mesmo lugar onde ocorreu a primeira edição, vencida pelo brasileiro Royce Gracie. E no sábado teve de tudo. Nocautes, redenção, e polêmica. 

Na primeira luta da noite, o norte-americano Nik Lentz venceu o japonês Eiji Mitsuoka com uma facilidade impressionante, por nocaute técnico aos 3:45 do primeiro round. Mas a redenção citada aconteceu na segunda luta do card principal. 

REDENÇÃO: Yushin Okami volta a vencer no UFC após duas derrotas

Conhecido do público brasileiro após ser derrotado por Anderson Silva no primeiro UFC Rio, Yushin Okami fez bonito e nocauteou o americano Buddy Roberts no segundo assalto. Após duas derrotas seguidas (para o Spider e para Tim Boetsch no UFC 144, no Japão), o japonês ganha sobrevida no Ultimate. Ele teve o adversário alterado por duas vezes, e os dois eram brasileiros. Primeiro, enfrentaria Luiz "Banha" Cane, que se machucou, mas vai lutar no UFC Rio III, no dia 13 de outubro. Depois, seria pior ainda para o asiático. Seu adversário seria Rousimar "Toquinho" Palhares. Perto do evento, para a sorte do lutador asiático, o mineiro se machucou e foi cortado.

                                         Yushin Okami comemora a vitória no UFC 150


A vitória já poderia ter vindo no primeiro round. Roberts começou a luta tentando uma chave de omoplata, mas Okami caiu na guarda do americano. O japonês avançou para a meia-guarda e depois chegou a posição de 100 quilos. Em seguida, Okami colocou o joelho na barriga do americano e avançou para a montada. Roberts girou e acabou cedendo as costas. O japonês aproveitou para desferir inúmeros golpes, e o americano acabou salvo pelo gongo.
No retorno para o segundo round, a história se repetiu. Okami foi para o clinch mais uma vez, derrubando Roberts. O americano quase aproveitou uma bobeira do japonês e tentou encaixar uma guilhotina. Okami se livrou da tentativa de finalização e voltou a ficar por cima, na meia-guarda. Numa reprise do fim do primeiro round, o japonês foi para a montada e conectou socos no ground and pound. Roberts cedeu as costas outra vez, e Okami repetiu o roteiro. mas Herb Dean interrompeu a luta, dando a vitória para o japonês, aos 3m05s do segundo round.
NOCAUTE DA NOITE: Donald Cerrone apaga Melvin Guillard
No co-main event, Donald Cerrone enfrentou Melvin Guillard. Foi uma luta de tirar o fôlego, que o caubói venceu com um nocaute espetacular após quase ser nocauteado. E olha que Cerrone começou melhor. Depois, Melvin acertou uma esquerda poderosíssima, que derrubou o caubói. Ele foi pra cima e conectou vários golpes, mas Donald resistiu.
                           Cerrone (de branco) ganhou o prêmio de melhor nocaute da noite
Guillard ficou tonto após levar um chutaço de raspão. Cerrone aproveitou, deu um direto fortíssimo de esquerda e nocauteou o adversário com apenas 1:16 do primeiro round. Foi a 19ª vitória do caubói, a segunda consecutiva. Já Melvin Guillard perdeu a terceira de suas últimas quatro lutas.
POLÊMICA: Benson Henderson x Frankie Edgar
Toda luta que envolve Frankie Edgar sempre tem polêmica. E dessa vez, não foi diferente. Ex-campeão dos pesos-leves (perdeu o cinturão justamente para Bendo), o "mister rematch" fez um bom combate, mas foi derrotado na decisão dividida dos juízes. Henderson segue com o título, e agora vai fazer mais uma defesa, dessa vez contra o polêmico e duro Nate Diaz.
Frankie Edgar se desespera, enquanto Ben Henderson não esconde o sorriso

Por pouco, Bendo não finaliza no final do primeiro round
A luta começou parelha, com muito estudo dos dois. Bendo acertou três chutes baixos, e em um deles, derrubou o ex-campeão. Edgar tentou surpreender com um chute alto que foi no vazio e, em seguida, pegou a perna do rival para derrubá-lo. Mesmo por baixo, Henderson encaixou a guilhotina, mas Edgar conseguiu aguentar até o fim do round.
Segundo Round
No segundo assalto, Bendo voltou a incomodar Edgar com os chutes baixos, deixando o oponente com a panturrilha esquerda bem vermelha. Mas o melhor momento foi de Edgar, que acertou um overhand de direita e conseguiu o knockdown. Ele foi para cima e quase encaixou a guilhotina, mas acabou perdendo a posição.
Terceiro Round
Henderson não sentiu a pressão e acertou dois bons chutes altos no começo do terceiro assalto, que foi bem equilibrado. Com o nariz sangrando, Edgar também não se intimidou e tentou a aproximação por cima. O ex-campeão buscou agarrar a perna duas vezes em chutes do oponente, mas não obteve sucesso.
Ben Henderson dá chute alto no rosto de Frankie Edgar: Resultado da luta foi polêmico, e empate chegou a ser cogitado.

Quarto Round
A trocação ficou mais afiada no quarto round, com bons chutes de Henderson e bons diretos de Edgar. Em mais um chute de Bendo, Edgar agarrou a perna e o derrubou, tentando a guilhotina. O campeão, porém, escapou da situação. De novo em pé, os dois trocaram vários golpes fortes. No finzinho, Bendo provocou o rival ao gesticular chamando-o para a luta.
No quinto e último assalto, Edgar aplicou boa queda de início, mas Henderson rapidamente se levantou. Com os dois mais conservadores, o combate perdeu um pouco de ritmo. Com ligeira vantagem na trocação, Henderson se desequilibrou após levar um chute baixo de Edgar, e o público se agitou no minuto final.
Na decisão dos jurados, a vitória ficou com Ben Henderson de forma dividida: dois deram o triunfo a ele por 48 a 47, enquanto o terceiro deu para Edgar por 49 a 46. Indignado com o resultado, o ex-campeão atirou o boné no chão como protesto.
RESULTADOS DO UFC 150, EM DENVER
  • Ben Henderson x Frankie Edgar - Henderson vence por decisão dividida
  • Donald Cerrone x Melvin Guillard - Cerrone vence por nocaute (1:16 do 1º round)
  • Jake Shields x Ed Herman - Jake vence por decisão unânime
  • Yushin Okami x Buddy Roberts - Okami vence por nocaute técnico (3:05 do 2º round)
  • Max Hollaway x Justin Lawrence - Max vence por nocaute técnico (4:49 do 2º round)
  • Dennis Bermudez x Tommy Haiden - Dennis vence por finalização (4:43 do 1º round)
  • Michael Kuiper x Jard Hamman - Michael vence por nocaute técnico (2:16 do 2º round)
  • Erik Perez x Ken Stone - Eric vence por nocaute técnico (0:17 do 1º round)
  • Chico Camus x Dustin Pague - Chico vence por decisão unânime
  • Nik Lentz x Eiji Mitsuoka - Nik venceu por nocaute técnico (3:45 do 1º round)
O próximo evento será o UFC 151, no dia 1º de setembro, em Las Vegas. A luta principal será a disputa do cinturão dos meio-pesados. Jon Jones defenderá seu título diante do veterano Dan Henderson, ex-campeão do Pride. Teremos brasileiro no octógono. Thiago Tavares vai encarar o americano Dennis Hallman.
Semifinalista do TUF Brasil, Rodrigo Damm volta ao octógono no UFC 154, em Montreal.
E para a alegria dos brasileiros, um participante do "The Ultimate Fighter Brasil" vai lutar no UFC 154, em novembro, no Canadá. 
                       Ex-participante do TUF Brasil, Rodrigo Damm voltará a lutar pelo UFC
Rodrigo Damm, que enfrentaria Godofredo Pepey nas semifinais do reality show e foi cortado por problemas renais, vai estar no octógono em Montreal. No dia 23 de junho, no UFC Minas, o capixaba venceu Anistávio Gasparzinho, seu rival no programa, com um mata-leão, que lhe rendeu o prêmio de finalização da noite. Seu adversário será o canadense Antonio "Pato" Carvalho, que foi derrotado por Felipe Sertanejo na segunda edição do UFC Rio, em janeiro.
Vale lembrar que no TUF Brasil, Damm foi cortado devido a problemas renais (se manter no limite da categoria peso-pena) e substituído por Marcos Vina. Vina acabou finalizado por Pepey, que acabou sendo derrotado por Rony Jason na final do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário