sábado, 15 de junho de 2013

RIVALIDADES - Tito Ortiz x Forrest Griffin

Hoje, iniciamos uma nova série: sobre as maiores rivalidades da história do UFC. E não tem como falar de rivalidade sem envolver o polêmico Tito Ortiz no meio. Ex-campeão dos meio-pesados, recordista de defesas de cinturão na categoria, ex-treinador do "The Ultimate Fighter" e membro do Hall da Fama do UFC, ele criou rivalidades contra três certos lutadores. Um deles é Forrest Griffin, primeiro campeão da história do TUF e ex-campeão dos meio-pesados do Ultimate.


Encarada tensa marcou última luta da carreira de ambos
A primeira luta entre ambos aconteceu em 2006, no UFC 59. A luta foi tão equilibrada, que o "Bad Boy de Huntington Beach" só venceu por decisão dividida. A partir dali, iniciou-se uma das maiores rivalidades da história do Ultimate Fighting Championship. 

Forrest Griffin e Tito Ortiz duelaram pela primeira vez em 2006. Vitória do "Campeão do Povo", por decisão dividida.
Eles voltariam a se enfrentar dois anos depois, no UFC 106. Mais uma vez, Tito e Forrest protagonizaram um espetáculo. E agora, o campeão do primeiro TUF venceu, por decisão dividida.

Em segundo duelo entre os dois, em 2008, Griffin levou a melhor, também por decisão dividida.
A trilogia foi confirmada no ano passado, na última luta da carreira de Tito Ortiz. No dia 20 de março, o recordista de defesas de cinturão entre os meio-pesados confirmou que enfrentaria um de seus dois maiores rivais. Um de seus arquirrivais, Chuck Liddell havia se aposentado em 2010. O nome a quem Ortiz se dirigia era Forrest Griffin, já consagrado não só pela conquista simbólica no primeiro "The Ultimate Fighter", mas por também ter sido o primeiro lutador oriundo do reality show a conquistar um cinturão do UFC. Em 2008, ele venceu Rampage Jackson por decisão unânime e se tornou campeão dos meio-pesados. Na única defesa, perdeu para Rashad Evans, que viria a perder para o brasileiro Lyoto Machida.

Respeitosa, porém tensa, como sempre. A última encarada de Tito Ortiz e Forrest Griffin
No co-evento principal do UFC 148, que traria Anderson Silva e Chael Sonnen disputando o cinturão dos médios, os dois fizeram um grande combate, como já era de se esperar de dois consagrados lutadores. Mas um Forrest Griffin em grande noite entrou em cena e mostrou uma performance grandiosa. Não foi de encher os olhos, mas deu para lhe garantir a vitória por decisão unânime (triplo 29-28). Foi a última luta da carreira de Ortiz. Griffin ainda seria escalado para enfrentar o falastrão, que havia sido massacrado pelo Spider e que já perdeu para o ex-campeão do TUF (finalizado com um triângulo). A luta aconteceria no UFC 155, mas Sonnen foi escalado para ser treinador na 17ª temporada do reality show, ao lado de Jon Jones. Forrest enfrentaria Phil Davis no UFC 155, mas foi cortado por conta de uma lesão no joelho. Um ano depois, se aposentou.

Forrest se aposentou com 19 vitórias e 7 derrotas.
Ortiz se aposentou com 16 vitórias, 11 derrotas e 1 empate.

Hoje, os dois estão no Hall da Fama do UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário