sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

UFC 173 - Dragão contra o campeão

Vitor Belfort deixa o UFC 173 por não poder usar TRT. Lyoto enfrenta Weidman pelo cinturão
Ex-campeão dos meio-pesados, carateca pode fazer história no Ultimate ao conquistar dois cinturões de diferentes categorias.

Há dois anos, em luta contra Ryan Bader, no UFC: Shogun x Vera, Lyoto Machida havia acabado de nocautear o americano, e disse na entrevista pós-luta: "The Dragon is back!" (O Dragão está de volta). Depois de vencer Dan Henderson, perder para Phil Davis de forma polêmica e atropelar o amigo Mark Muñoz e o perigoso Gegard Mousasi, o carateca baiano radicado no Pará vai substituir Vitor Belfort na disputa do cinturão peso-médio, contra Chris Weidman, no UFC 173.

O carioca, que havia faturado o title-shot após nocautear Dan Henderson no UFC Fight Night 32, em Goiânia, declinou do desafio contra Weidman após a Comissão Atlética de Nevada banir o uso do TRT (terapia de reposição de tesosterona) em todos os esportes de luta. A CABMMA (Comissão Atlética Brasileira) também vetou. Com o uso do TRT, Belfort atropelou Michael Bisping, Luke Rockhold, e por último, Henderson. 

Em sua terceira luta como peso-médio, Lyoto Machida já pode se tornar campeão, e de quebra, entrar para a história do UFC, como um dos três lutadores a conquistar dois cinturões em categorias diferentes. Randy Couture foi campeão dos meio-pesados e dos pesados, enquanto BJ Penn foi campeão meio-médio, e também do peso-leve. Vitor Belfort já foi campeão peso meio-pesado, e ganhou um título em um GP de pesos pesados, no final dos anos 90, com apenas 19 anos.

Lyoto Machida conquistou o cinturão meio-pesado em 2009, ao bater Rashad Evans por nocaute. Defendeu o título contra Maurício Shogun e o perdeu para o próprio lutador paranaense. Após aposentar Randy Couture com um fantástico chute frontal voador, o Dragão disputou o título contra Jon Jones e venceu o primeiro round, porém sofreu uma cotovelada rodada e foi finalizado com uma guilhotina.

E quanto ao "Fenômeno", o title-shot segue com ele. Belfort enfrentará o vencedor de Weidman x Machida, sem o uso do TRT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário