quarta-feira, 20 de março de 2013

UFC 159 - O falastrão voltou

Faz muito tempo que ninguém via as famosas provocações do americano Chael Sonnen contra alguém, agora voltou a se acostumar. O falastrão mirou sua metralhadora giratória de besteiras para o seu próximo adversário, Jon Jones, pelo cinturão dos meio-pesados, no UFC 159, que acontece no dia 27 de abril. Conhecido por suas provocações ao povo brasileiro e aos lutadores do país, Sonnen ficou famoso em 2010, no UFC 117, quando encarou Anderson Silva pela primeira vez, disputando o título dos pesos médios. Durante cinco rounds, dominou o brasileiro de forma jamais vista, até que foi finalizado com um triângulo a 1 minuto do fim do combate. Detalhe: O "Spider" lutou com uma costela fraturada e contra a recomendação dos médicos, que lhe ordenaram a não entrar no octógono. 


Após dominar Anderson Silva, Chael Sonnen foi finalizado pelo Aranha em 2010, no UFC 117.
Após mais provocações, teve a revanche em 2012, pelo UFC 148, em Las Vegas. Num evento que foi chamado, por muitos, de "Luta do Século". Ouviu ameaças de Anderson, provocou na coletiva de imprensa e levou uma ombrada do brasileiro na pesagem do evento. Após vencer o primeiro round, Sonnen errou uma cotovelada giratória e caiu sentado no chão, recebendo uma joelhada certeira, seguida de vários golpes até a intervenção de Yves Lavigne.


Irritado com as provocações do americano, Anderson Silva acerta ombrada em Chael Sonnen na pesagem do UFC 148. Os dois foram separados por Dana White e pelo ator Steven Seagal

Logo após a luta, boatos surgiram sobre a aposentadoria de Chael Sonnen, que prometeu deixar o MMA se perdesse para Anderson. Foi em 2011, no UFC 136, quando venceu Brian Stann por finalização e desafiou o brasileiro. Disse que, se ele vencesse, o Spider deixaria a categoria dos médios. E se Anderson vencesse, o que veio a acontecer, o fanfarrão se aposentaria. Ficou um tempo quieto, elogiou o Brasil e seus torcedores, inclusive aceitou um convite para um churrasco com o campeão. Pouco depois, anunciou que voltaria a lutar entre os meio-pesados, e começou a trocar farpas com o ex-campeão da categoria, Rampage Jackson. Um combate entre os dois foi cogitado, mas nada aconteceu. Depois, Sonnen quis voos mais altos, mirando sua metralhadora de provocações para Jon Jones, campeão dos meio-pesados. O "gângster americano" não conseguiu nada na época, apenas viu seu companheiro de equipe, Dan Henderson, ser anunciado como próximo desafiante ao título. Provocou Jones, dizendo que estaria no córner de Hendo. 

Mas seu companheiro se machucou, e Chael Sonnen foi anunciado como seu substituto na luta principal do UFC 151, que aconteceria no dia 1º de setembro. Jones recusou a luta, aceitou, e depois voltou atrás. O evento inteiro foi cancelado, e o campeão enfrentaria o brasileiro ex-campeão dos meio-pesados, Vitor Belfort, no UFC 152. E quase que o carioca recuperou o título ao encaixar um arm-lock no primeiro round. No quarto assalto, o americano venceu por finalização.

E Sonnen? O ex-desafiante ao título dos médios tinha luta marcada contra um ex-campeão meio-pesado, seu compatriota, Forrest Griffin, no UFC 155, em dezembro do ano passado. Mas foi anunciado como próximo desafiante ao título quando confirmou sua presença como treinador na 17ª temporada do "The Ultimate Fighter", ao lado do próprio Jon Jones.


Para enfrentar Jones, Chael Sonnen aceitou ser técnico no TUF 17
 Agora, o ex-corretor imobiliário e maior fanfarrão do MMA voltou a provocar Jon "Bones" Jones. No programa "UFC Tonight", programa da organização na TV americana, onde Sonnen atua como comentarista ao lado do ex-lutador Kenny Florian, ele fez um "poema" provocando o campeão da categoria, envolvendo nomes como Vitor Belfort, Lyoto Machida e até mesmo Stephan Bonnar, o "Psicopata Americano", que está "aposentado", mas suspenso por doping até outubro deste ano. Nem Ryan Bader e nem mesmo o aposentado lutador e ex-campeão Tito Ortiz escaparam de Chael Sonnen. Após provocar o "Dragão", dizendo que se vencesse Jones, não enfrentaria o brasileiro, Sonnen disse que, caso venha a ser o dono do cinturão, quer encarar o vencedor da luta principal do UFC Suécia II, entre Alexander Gustafsson e Gegard Mousasi, que acontece no dia 6 de abril, em Estocolmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário