sexta-feira, 19 de setembro de 2014

BOMBA - Wand se aposenta

Um dos "chefes" do MMA no Brasil, Wanderlei Silva encerra a carreira
Após polêmica com Chael Sonnen e Comissão de Nevada, ex-campeão do Pride decide se aposentar. Despedida foi no Japão, onde reinou no extinto evento

Hoje, o MMA fica órfão de um dos seus maiores lutadores em todos os tempos. Ex-campeão peso médio (na época, divisão meio-pesado) do Pride, lenda do UFC, duas vezes técnico do TUF Brasil e um dos maiores ídolos do esporte no mundo inteiro. Sim, Wanderlei César da Silva, o "Cachorro Louco", decidiu pendurar as luvas. 2014 seria o ano de despedida do paranaense, após ser escolhido outra vez para ser técnico do "The Ultimate Fighter: Brasil". Após estrelar a primeira edição do reality show no Brasil ao lado de Vitor Belfort, Wand dividiria os holofotes ao lado do seu maior desafeto, o americano Chael Sonnen.

Provocava o falastrão o tempo inteiro, até saírem na porrada durante as gravações. Wand machucou a mão direita após acertar um soco no "Gângster Americano". Seu auxilar técnico, André Dida, foi expulso do TUF após agredir Sonnen pelas costas, enquanto o americano estava por cima de Wanderlei.

Assim que a categoria dos meio-pesados foi inserida no UFC, Wanderlei Silva disputou o título contra Tito Ortiz. Perdeu para o americano por decisão unânime dos juízes, e depois foi para o Pride, onde reinou absoluto durante cinco anos. Perdeu o cinturão apenas em 2007, em revanche contra Dan Henderson, quando foi nocauteado pelo americano, a quem já havia vencido, via decisão dos juízes. Criou grande rivalidade com Rampage Jackson, que viria a ser campeão meio-pesado do UFC após o fim da organização japonesa. Ambos se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias inesquecíveis do brasileiro.

Wand voltou ao UFC após o fim do Pride, e já teve pedreiras para enfrentar. Chuck Liddell, em uma luta histórica, onde o americano venceu por pontos. Depois, a trilogia contra Rampage. Na pesagem, empurrão pra cima do histórico rival. Mas na luta, a coisa foi diferente, e Jackson descontou as derrotas no Pride com um nocaute avassalador no primeiro round.

O agora ex-lutador publicou um video no seu canal no YouTube, desabafando e detonando o Ultimate, e, emocionado, despediu-se das lutas, agradecendo aos fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário