quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

GRANDES CAMPEÕES - Junior dos Santos

Hoje, o Ultimate Brazil começa uma série sobre os lutadores campeões do UFC em todas as categorias. Começamos com um brasileiro, Junior Cigano dos Santos, que até dezembro era o campeão peso-pesado do UFC, até perder o título para Cain Velásquez, o mesmo lutador de quem ele tirou o cinturão.

Natural de Caçador/SC, Junior dos Santos Almeida estreou no UFC 90. em 2008, enfrentando o compatriota Fabrício Werdum. Surpreendeu na sua primeira luta, vencendo o gaúcho por nocaute com 1:21 do primeiro round.  Em seguida, duas vitórias por nocaute técnico, contra o gigante holandês Stefan Struve, no UFC 95, em 2009, e outra no UFC 103, no mesmo ano, sobre o croata Mirko "Cro Cop" Filipovic, lenda da época do Pride. Depois, no UFC 108, em janeiro de 2010, venceu outro holandês, Gilbert Yvel, até nocautear outro compatriota, Gabriel "Napão" Gonzaga, no dia 21 de março de 2010.

Junior Cigano na pesagem para enfrentar Shane Carwin, pelo UFC 131
No histórico UFC 117, Cigano enfrentou o "gordinho" Roy Nelson, e venceu por decisão unânime. Foi a primeira vez que ele conquistou uma vitória na decisão dos árbitros em toda a sua carreira. No mesmo evento, Anderson Silva, com uma costela fraturada, era castigado pelo americano Chael Sonnen na disputa do título dos pesos médios, até encaixar um triângulo a pouco menos de 1 minuto para o fim do quinto e último round.

Anderson x Sonnen: No mesmo dia em que o brasileiro calou a boca do falastrão, Cigano vencia Roy Nelson.


No UFC 131, fez a luta principal contra o experiente Shane Carwin. Se vencesse, o brasileiro teria o direito de lutar pelo cinturão contra o então campeão Cain Velásquez. Venceu por decisão unânime e ganhou o title-shot. E no dia 12 de novembro de 2011, o catarinense, muito inspirado, nocauteou o americano de forma avassaladora, com apenas 47 segundos do primeiro round, conquistando assim o título dos pesos-pesados.

Após nocautear Cain Velásquez, Cigano se tornou campeão
Assim, ele terminava o ano em grande estilo, apenas esperando quem seria seu adversário em sua primeira defesa de cinturão. Ele viria da superluta entre o holandês Alistair Overeem e o americano Brock Lesnar, ex-campeão peso-pesado do UFC (derrotado por Cain Velásquez), em 30 de dezembro de 2011. O ex-lutador do Pride e do Strikeforce venceu por nocaute técnico e ganhou o title-shot, já Lesnar se aposentou do MMA.

A luta entre Junior Cigano x Alistair Overeem seria marcada para o UFC 146, que aconteceria em maio de 2012, em Las Vegas. Mas o holandês foi pego em um exame antidoping surpresa e foi suspenso por um ano, sendo assim, substituído por Frank Mir, ex-campeão peso-pesado do Ultimate. O brasileiro atropelou o americano e seguiu com o título.

Dessa vez, Cigano ficou na expectativa de poder enfrentar Overeem, que o provocava o tempo inteiro. Mas o presidente do UFC, Dana White, deu a chance para o ex-campeão Cain Velásquez, que havia vencido o brasileiro Antônio Pezão por nocaute técnico no UFC 146. A segunda luta entre os dois aconteceria no UFC 155, em Las Vegas. Infelizmente, não foi muito boa para Cigano, que não estava bem mentalmente e fez uma péssima luta, perdendo o título para o mesmo lutador de quem ele conquistou o cinturão. Ao fim do combate, pediu revanche e prometeu aos torcedores brasileiros: "Eu vou recuperar o MEU CINTURÃO".

Após a luta, o brasileiro fez exames que constataram problemas renais. Mas mesmo assim, ele foi muito bem recebido pelos fãs.

Junior Cigano é recepcionado com festa em Salvador: Brasileiro prometeu recuperar o título

Nenhum comentário:

Postar um comentário