sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

GRANDES CAMPEÕES - Lyoto Machida

Hoje continuamos com a nossa série sobre os grandes campeões do UFC. E hoje, mais um brasileiro. Lyoto "The Dragon" Machida, ex-campeão dos meio-pesados. Ele tem 34 anos e é especialista em karatê shotokan, karatê Machida, Brazilian Jiu Jitsu e Sumô, além de ser faixa preta em BJJ e 3º dan- faixa preta de karatê shotokan.

Lyoto Machida nocauteia Ryan Bader em sua última aparição no UFC
Na carreira, o lutador baiano radicado no Pará tem 18 vitórias e 3 derrotas. Estreou no Ultimate em 2007, vencendo suas três primeiras lutas contra Sam Roger, David Heath e Kazuhiro Nakamura por decisão unânime dos juízes. Depois, finalizou com um katagatame o camaronês Rameau Thierry Sokoudjou. Em seguida, venceu Tito Ortiz, grande lenda do UFC. E em janeiro de 2009, lutaria contra seu compatriota Thiago Silva, também invicto na organização. No último segundo do primeiro round, Lyoto Machida acertou um superman punch que nocauteou o paulista. Como bônus, 65.000 dólares e o prêmio de nocaute da noite. E o chefão Dana White lhe deu o title-shot para desafiar o então campeão Rashad Evans. Em maio do mesmo ano, enfrentou o americano, que até então também estava invicto no UFC. Evans sorria no clinch com Lyoto, até que o brasileiro acertou um soco na ponta do queixo dele, que desmaiou. Começava ali o reinado do Dragão na categoria dos meio-pesados.

Lyoto Machida comemora a vitória sobre Rashad Evans e o título do UFC
A primeira defesa de título de Machida seria contra Quinton "Rampage" Jackson, mas o americano optou por ser treinador da edição americana do "The Ultimate Fighter", enquanto Rashad Evans seria o outro treinador. Então, o curitibano Maurício "Shogun" Rua foi escolhido como seu adversário. E o Dragão não decepcionou, mas venceu numa decisão unânime que rendeu polêmica. 

Machida e Shogun se encaram na pesagem do UFC 104
No UFC 113, a revanche do paranaense. Lyoto Machida perdeu o cinturão dos meio-pesados  e a invencibilidade na carreira ao ser nocauteado com 3:35 do primeiro round. Em seguida, enfrentou Rampage Jackson e perdeu por decisão dividida. A recuperação veio diante de um lutador do hall da fama do UFC, o americano Randy Couture, ex-campeão meio-pesado e peso-pesado. Durante a luta, "The Natural" procurou o clinch, mas foi surpreendido por contra-ataques do brasileiro. E no início do segundo round, Machida acertou um chute frontal voador (mae tobi geri) e nocauteou a lenda, que se despedia do MMA. E de quebra, arrancou três dentes do adversário.

Lyoto Machida acerta chutaço em Randy Couture
Ganhou outro title-shot para enfrentar Jon Jones no UFC 140. Começou bem a luta e venceu o primeiro round, mas foi finalizado no segundo. Depois, venceu Ryan Bader de forma avassaladora no UFC: Shogun x Vera. Agora, ele enfrenta Dan Henderson no dia 23 de fevereiro, pelo coevento principal do UFC 157. Quem vencer enfrenta Jon Jones ou o falastrão Chael Sonnen pelo título dos meio-pesados.

Fique de olho na nossa série sobre grandes campeões do UFC! O próximo da lista é Vitor Belfort, campeão no octógono e também na vida.

No "duelo dos fenômenos" Vitor Belfort quase levou a melhor sobre Jon Jones


Nenhum comentário:

Postar um comentário