domingo, 24 de fevereiro de 2013

Fazendo história + o retorno do Dragão

UFC 157: Ronda Rousey faz história, e Lyoto Machida ganha o title-shot.


TEXTO POR: Lucas Costa

O UFC 157 fez história em Anaheim, na Califórnia. Além da superluta para definir o próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados, pela primeira vez, aconteceu uma luta feminina. Ex-campeã do Strikeforce e medalhista olímpica de judô, a maravilhosa Ronda Rousey enfrentaria a ex-fuzileira naval americana Liz Carmouche, segundo muitos, uma versão feminina do lutador Urijah Faber, que também esteve em ação na noite de ontem. A maior zebra ficou por conta da luta entre os meio-médios Josh Koscheck e Robbie Lawler, este último que fazia seu retorno ao UFC após longo tempo longe do octógono mais famoso do mundo. No final do primeiro round, o ex-lutador do Strikeforce surpreendeu Koscheck, que teve um bom início de luta, mas decaiu e perdeu por nocaute técnico.

Quanto ao "California Kid", um dos tops da categoria peso-galo, ele fez o que se esperava dele contra o salvadorenho Ivan Menjivar, de quem Faber já havia ganho em 2006. Menjivar também foi o primeiro adversário do hoje campeão dos meio-médios, Georges St. Pierre, na primeira luta de MMA da carreira do canadense. Com um mata leão no fim do primeiro round, Urijah Faber fez a festa da torcida, lutando em casa.

Urijah Faber comemora: "California Kid" voltou a vencer
Os olhos do mundo se voltaram para o co-evento principal da noite, entre o ex-campeão Lyoto Machida e o veterano Dan Henderson, ex-campeão do Pride e do Strikeforce. Num equilibrado combate, o carateca levou a melhor numa apertada decisão dividida. Ele não lutava desde agosto de 2012, quando nocauteou Ryan Bader. Já Hendo estava a mais tempo longe do octógono, desde novembro de 2011, quando venceu Maurício Shogun num combate histórico.

Numa apertada decisão dividida, o Dragão venceu o combate
Agora, o Dragão ganhou o direito de lutar pelo título da categoria, esperando apenas o vencedor do combate entre Jon Jones e Chael Sonnen, que acontece no dia 27 de abril, pelo UFC 159. O primeiro round começou com um Lyoto Machida mais cauteloso do que o normal, e com o velho Dan Henderson que o mundo já conhece. Partindo pra cima, mas também muito cauteloso com os golpes do brasileiro. No final do primeiro round, o ex-campeão deu uma bela queda no americano, mas o gongo soou, e o primeiro assalto ficou 10 a 9 para Henderson. 

Lyoto tenta chute de esquerda em Dan Henderson
No início do segundo, Lyoto conseguiu acertar golpes, mas não o suficiente para derrubar o ex-campeão do Pride e do Strikeforce. Mesmo assim, 10 a 9 para o brasileiro. No terceiro round, mais equilíbrio por parte dos dois lutadores. Hendo manteve o tabu de nunca ter sido nocauteado, fez uma grande luta. E o baiano radicado no Pará venceu numa apertadíssima decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28). Vaiado pelos americanos, Lyoto Machida fez pouco caso, ao ser entrevistado pelo comentarista Joe Rogan, e agradeceu aos brasileiros que estiveram lá torcendo por ele.

Musa fazendo história

O mundo aguardava ansiosamente o evento principal da noite, a primeira luta feminina da história do UFC. Após a entrada de Liz Carmouche, o Honda Center aguardava pela entrada da nova musa do evento. Ao som de "Bad Reputation", de Joan Jett, Ronda Rousey entrava no octógono para lutar pelo título. Mesmo sendo a detentora do cinturão, ela não se achava campeã, pois não lutou ainda para conquistar a alcunha. Na luta, a loira tomou um baita susto, quando a adversária montou nela e encaixou um mata-leão que quase a forçou a desistir.

Liz Carmouche tenta mata-leão em Ronda Rousey. Foi assim que sua versão masculina, Urijah Faber, venceu Ivan Menjivar, na terceira luta do card principal.
Numa brecha no final, Ronda mostrou seu jogo, pegou o braço de Carmouche, e à la Rodrigo Minotauro no UFC Rio III, venceu por chave de braço. Foi a sétima vitória dela no MMA, todas da mesma maneira, e todas no primeiro round. Ao ser entrevistada por Joe Rogan, a rainha do UFC desafiou Miesha Tate, a quem já venceu quando lutava no extinto Strikeforce.

Com perfeita chave de braço, Minotauro finalizou Dave Herman no UFC Rio III.
Agora campeã, Ronda Rousey apenas aguarda seu próximo combate. Seja contra Miesha Tate, ou quem vier. 

"Boa aluna", Ronda Rousey vence mais uma vez por chave de braço.
E quanto ao Lyoto Machida, o ex-campeão apenas aguarda o combate entre Jones x Sonnen para ver quem enfrentará na disputa do título. Agora, fica a nossa torcida, para que o título volte para o Dragão.

Lyoto Machida com o cinturão. Brasileiro pode voltar a ser campeão da categoria em 2013

RESULTADOS DO UFC 157:

CARD PRINCIPAL
Ronda Rousey venceu Liz Carmouche por finalização
Lyoto Machida venceu Dan Henderson por decisão dividida
Urijah Faber venceu Ivan Menjivar por finalização
Court McGee venceu Josh Neer por decisão unânime
Robbie Lawler venceu Josh Koscheck por nocaute técnico

CARD PRELIMINAR
Brendan Schaub venceu Lavar Johnson por decisão unânime
Michael Chiesa venceu Anton Kuivanen por finalização no segundo round
Dennis Bermudez venceu Matt Grice por decisão unânime
Sam Stout venceu Caros Fodor por decisão dividida
Kenny Robertson venceu Brock Jardine por finalização
Neil Magny venceu Jon Manley por decisão unânime
Nah-Shon Burrell venceu Yuri Villefort por decisão unânime

Nenhum comentário:

Postar um comentário