quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GRANDES CAMPEÕES - Maurício Shogun

Tivemos uma pequena alteração na série "Grandes Campeões". Sai o americano Rampage Jackson, e entra o brasileiro Maurício Shogun Rua.


Maurício Milani Rua, o Shogun, nasceu em Curitiba, no dia 25 de novembro de 1981. Já foi inclusive campeão na categoria meio-pesado do PRIDE em 2005, o maior evento de MMA do mundo na época. Treinava na Chute Boxe até 2008, quando, ao lado de seu irmão, o também lutador Murilo Ninja, fundaram a “Universidade da Luta”, ou “UDL”. Com o fim do Pride, em 2007, Shogun migrou para o UFC, onde estreou contra o americano Forrest Griffin, ex-campeão do “The Ultimate Fighter”. Shogun quase venceu a luta, mas no terceiro round, já muito cansado, virou presa fácil para o americano, que finalizou com um mata-leão. 

Shogun foi derrotado em sua estreia no UFC, para Forrest Griffin


Depois, veio um duelo contra o ex-campeão Chuck Liddell. E o paranaense venceu por nocaute no primeiro round. 

Shogun acerta soco em Chuck Liddell. Paranaense venceu por nocaute


Em seguida, enfrentaria o campeão Lyoto Machida pelo título da categoria meio-pesado, em outubro de 2009. 

Lyoto encara Shogun na pesagem. Baiano radicado no Pará venceu a primeira luta entre os dois
Perdeu por decisão unânime num polêmico e equilibrado combate. Em 2010, ganhou o direito da revanche contra o baiano radicado no Pará, e venceu por nocaute no primeiro round, impondo então a primeira derrota da carreira do “Dragão”. De quebra, Shogun se tornou o campeão dos meio-pesados do UFC. 

Shogun vence Lyoto Machida e se torna campeão dos meio-pesados do UFC
Sua primeira defesa de título seria contra Rashad Evans, que perdeu para Lyoto Machida um ano antes, com o brasileiro se tornando campeão. Só que o americano lesionou o joelho e foi substituído por Jon Jones, então companheiro de treinos de “Suga” na academia de Greg Jackson. Em 2011, o paranaense enfrentaria “Bones”. Foi amplamente dominado pelo americano e perdeu a luta por nocaute técnico, perdendo assim seu cinturão. 

Jones golpeia Maurício Shogun: Brasileiro perdeu a luta e o cinturão

Ele voltaria a lutar em agosto, no UFC Rio, contra seu primeiro algoz no Ultimate, o também ex-campeão dos meio-pesados, Forrest Griffin. Com a torcida gritando o seu nome o tempo inteiro, Shogun partiu pra cima e derrubou o americano. Na sequência, um ground and pound com diversas marteladas na cabeça de Griffin, fazendo com que o árbitro interrompesse o combate, dando a vitória ao brasileiro, que pela primeira vez, lutava em seu país pelo UFC.

Shogun massacra Forrest Griffin na revanche pelo UFC Rio
Voltaria só em novembro, onde enfrentaria outro ex-campeão do PRIDE, o americano Dan Henderson. Em um combate épico, considerado por muitos um dos 5 melhores de todos os tempos, o brasileiro perdeu para Hendo numa polêmica decisão dos juízes, onde teve amplo domínio em pelo menos três rounds. 

Combate contra Dan Henderson é considerado como uma das melhores lutas da história do MMA. 
O retorno aos octógonos seria em 4 de agosto de 2012, contra Brandon Vera. Shogun começou bem a luta, mas cansou no terceiro round. Mesmo bastante cansado, nocauteou o americano no round seguinte, se credenciando entre os melhores da categoria. Enfrentaria Alexander Gustafsson em dezembro, para se credenciar entre um dos desafiantes ao título de Jon Jones. Em uma péssima atuação, o curitibano foi dominado pelo sueco e perdeu por decisão unânime. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário