quarta-feira, 17 de abril de 2013

SPIDER WEEK - Na base da raça, e do jiu jítsu

Hoje é quarta-feira, e ainda comemorando os 38 anos de Anderson Silva, vamos falar do UFC 117, dia 7 de agosto de 2010. Na ocasião, o brasileiro defendia o cinturão dos pesos médios pela sétima vez, após a desastrosa atuação no UFC 112 contra Demian Maia. Tudo o que se esperava era uma verdadeira surra em cima do desafiante, o americano Chael Sonnen, que ficou conhecido por provocar Anderson, os irmãos Nogueira, ironizar o jiu jítsu e falar palavras ofensivas ao povo brasileiro. Nessa luta, nenhum brasileiro reconheceu o Spider durante 25 minutos. Com uma costela fraturada, o campeão ignorou a ordem médica de não entrar no octógono montado em Oakland, na Califórnia.

Diferentemente do UFC 148, quando acertou uma ombrada no rosto de Sonnen, Anderson Silva não quis nem olhar para o falastrão em 2010, no UFC 117.

Durante todos os rounds, o brasileiro sofreu. Parecia que ia perder o cinturão dos médios depois de quatro anos de reinado na categoria até 84kg. Parecia mesmo. Apanhou muito, estava irreconhecível, não era o Anderson Silva que o mundo estava acostumado a ver. Ele também bateu bastante, mas apanhou demais.

Com uma fratura na costela, o Spider não lutou bem, mas mostrou uma das maiores viradas da história
A estratégia de Sonnen era a mesma. Jogar no chão e ficar por cima, no ground and pound. Aproveitando seu ótimo wrestling, o "Gângster Americano" aproveitava cada chance que tinha para se tornar o campeão da categoria. 

Anderson atacou, mas sofreu muito durante a luta.
Os juízes o marcaram como vencedor dos quatro rounds. No último, Anderson só ia seguir como campeão se vencesse por nocaute ou finalização. Foi aí que o brasileiro tirou um coelho da cartola, ou aliás, um triângulo. Com um perfeito triângulo, o Spider finalizou o falastrão. Ele quis continuar, mas o árbitro Josh Rosenthal viu os três tapinhas em sinal de desistência, e na mesma hora, encerrou o combate. Vitória apertada. Na garra, no coração, no jiu jítsu, que Sonnen havia ironizado, já que Anderson é faixa preta dos irmãos Nogueira, a quem o americano tirava sarro o tempo inteiro.

Faltando 1:50 para o fim do combate, Anderson Silva finalizou Chael Sonnen
Amanhã, teremos o UFC 126 e o UFC 134, falando sobre as lutas contra Vitor Belfort, em Las Vegas, e Yushin Okami, no Rio de Janeiro. Fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário