segunda-feira, 29 de abril de 2013

UFC 159 - Surra enorme e quase um milagre

Jon Jones dá surra em Chael Sonnen, empata com Tito Ortiz, mas quase fica sem o cinturão
Campeão igualou o número de defesas de título do lendário lutador, mas quebrou o dedo do pé e quase deu o título ao falastrão. Nos pesados, Roy Nelson nocauteia de novo e desafia Pezão e Velásquez

Deu a lógica na luta principal do UFC 159. Em sua entrada, Chael Sonnen foi aplaudido por americanos, e fortemente vaiado por um grupo de brasileiros que estava em Newark. O famoso coro "Uh, vai morrer" ecoava. E Jon Jones fez história no Ultimate. Dominou o tagarela durante todo o primeiro round, acertando cotoveladas e socos, e zombando do "Gângster Americano", que prometeu levar "Bones" para o chão por várias vezes. Mas foi o campeão dos meio-pesados quem fez isso, impondo seu grande wrestling. Por duas vezes, Sonnen tentou usar o jiu jítsu, que tanto ironizava antes de enfrentar Anderson Silva pela primeira vez, no UFC 117. Tentou encaixar uma guilhotina em pé no faixa branca Jon Jones, mas não foi pra valer. Depois, no chão, tentou um arm-lock parecido com o que Vitor Belfort executou com sucesso e deixou Jones em perigo no UFC 152. 

Arm-lock de Vitor Belfort em Jon Jones, no UFC 152. Por muito pouco, brasileiro não voltou a ser campeão da categoria. Sonnen tentou imitar, mas provou não ter bom conhecimento da arte suave
Bem mais "forte" após a mudança de peso, Chael Sonnen tentou ir pra trocação no começo de luta, mas Jon Jones jogou o tagarela no chão. Rapidamente, o falastrão se levantou e tentou encurtar a distância, tentando não dar espaços para o campeão. Novamente, "Bones" levou a luta para o chão, numa forma de ironizar Sonnen, que prometeu levar a luta para o chão quando quisesse. Com as costas na grade, o "Gângster Americano" tentou uma guilhotina em pé, além de acertar socos no rosto do campeão.

Jon Jones acerta cotovelada rodada em Chael Sonnen. Em sua terceira disputa de título no UFC, o falastrão americano perdeu pela terceira vez. Duas para Anderson Silva, e agora, para Bones.
A curta distância atrapalhava quando Jones tentava golpear Sonnen. Depois de errar um golpe rodado, novamente levou o ex-peso médio para o chão. Começava o show de cotoveladas, enquanto o falastrão tentava manter Bones sob controle. Assim que livrou os braços, Jon Jones dava socos e cotoveladas que fizeram o tagarela deitar de lado. Ao estilo Anderson Silva no UFC 148, Jon Jones acertou uma joelhada no tórax de Sonnen, seguido de uma chuva de socos e cotoveladas, fazendo de Chael um "passageiro da agonia" até a intervenção do árbitro Keith Peterson. 

Mas foi por pouco, por muito pouco, que Chael Sonnen não ficou com o cinturão dos meio-pesados. E não foi na luta. Durante o ground and pound onde confirmou sua vitória, Jon Jones quebrou o dedão do pé direito, e caso o falastrão aguentasse mais 27 segundos (o tempo que faltava quando Keith Peterson encerrou a luta), levaria o título, pois Jones não teria condição de seguir lutando.

Com cara de dor, Jon Jones comemora a vitória e a quinta defesa de título. Lutador bateu recorde de defesas do lendário Tito Ortiz
DERROTA BRASILEIRA E NOCAUTE ESPANTOSO DO GORDINHO: MAIS DO UFC 159

O evento não foi só a disputa do cinturão dos meio-pesados. O Brasil foi representado por Vinny Magalhães, no esperado duelo contra o "Mr.Wonderful" Phil Davis. Durante meses os dois trocaram provocações entre wrestling e jiu jítsu. Vinny teve bons ataques, mas insistiu na trocação ao invés de levar a luta para o chão, onde teria amplo domínio sobre o americano e acabou derrotado por pontos.

Vinny Magalhães foi derrotado por Phil Davis
MICHAEL BISPING VENCE ALAN BELCHER APÓS MESES DE TROCA DE FARPAS

Após ser nocauteado brutalmente por Vitor Belfort no UFC São Paulo, Michael Bisping seguiu com sua troca de farpas contra seu arquirrival Alan Belcher. O inglês provocava o americano, que revidava e tirava sarro das provocações do falastrão britânico. Mas foi Bisping quem levou a vitória por decisão unânime, após uma interrupção médica, quando, acidentalmente, acertou uma dedada no olho de Alan Belcher. No começo, os dois se estudaram e trocaram chutes na linha de cintura. Bisping acertou mais golpes, quando o panorama mudou no round seguinte. Bisping continuou mostrando mais mobilidade e melhor condicionamento físico, e acertando mais golpes. No final do últmo round, o inglês, acidentalmente, acertou o olho de Belcher. Na hora, o americano pediu que a luta fosse interrompida. Após um exame, a luta foi encerrada, e Alan Belcher não luta mais em 2013, ficando fora de ação por 16 meses.

Herb Dean levanta o braço de Michael Bisping. Após levar surra de Vitor Belfort e pedir revanche, o inglês se recuperou vencendo seu grande desafeto, Alan Belcher. 
NOCAUTE PODEROSO DE ROY NELSON E PEDIDO POR TITLE-SHOT

Desde a derrota para Fabrício Werdum, em janeiro do ano passado, o americano Roy Nelson  não sabe o que é perder. Após nocautear Dave Herman, em maio, e Matt Mitrione, em dezembro, o gordinho mais querido do MMA estava de volta ao octógono para enfrentar o francês Cheick Kongo, que não lutava desde o UFC Japão I, quando foi nocauteado pelo neozelandês Mark Hunt.

O americano não teve muito trabalho contra o gigante. Kongo começou com um chute, e Nelson o travou na grade. Após um tempo, o árbitro Kevin Mulhall separou os dois para que voltassem a lutar. Segundos depois, um poderosíssimo overhand de direita de Roy Nelson nocauteou o francês. Em seguida, outro golpe, com Cheick Kongo já no chão.

Roy Nelson vibra com nocaute fantástico sobre Cheick Kongo. O gordinho quer o cinturão!
 Após a luta, Roy Nelson desafiou Cain Velásquez e Antônio Pezão, que se enfrentam no UFC 160, em Las Vegas, e agradeceu ao apoio dos fãs.

- Os fãs que me dão energia e força pra nocautear. E eu quero o cinturão! Cain Velásquez, Pezão, quem ganhar de vocês dois é com quem eu quero lutar - disse o gordinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário